A escola Municipal Francisco Antonio deu início ao projeto futebol na escola no dia 26 de março de 2012.
Onde foi desenvolvido com professores e direção.
Este projeto tem como objetivo socializar a prática do esporte ao ensino como uma ferramenta alternativa e complemento educacional.
Justificativa
O que se destaca é que as crianças terão oportunidade de estarem socializando-se através de sua prática, estarão fazendo uma descoberta do corpo em movimento, descobrindo o prazer do jogo e das brincadeiras, conhecendo direitos e deveres ,terão a chance de serem educadas pelo esporte. E mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futebol, serão sabedores de seu papel na sociedade.
Objetivos gerais
Em
uma aula de futebol, além de jogar, pode ser aprendido o respeito a
colegas e aos adversários, assim como resolver problemas através do
diálogo, e não da violência como muitas vezes é observado futebol
profissional. Desenvolver o aspecto crítico também é possível,
uma vez que se trata de um esporte com regras e com uma grande
variação de atitudes possíveis de serem tomadas por cada um
durante o jogo. As regras podem ser discutidas em grupo e
modificadas, assim como as atitudes podem ser analisadas e debatidas.
Com isso e ainda com a análise de outras questões, como o
preconceito (quanto ao nível de habilidade, raça, sexo, etc.), a
convivência em grupo estará sendo aprendida e a contribuição para
o desenvolvimento moral e social será grandiosa para toda a vida.
Metodologia
Já
a dimensão dos valores esteve presente em todos os momentos das
aulas. A cada atitude, movimento ou expressão ela se mostra de
maneira muito sutil. O respeito ao próximo e ao grupo, e jogar
dentro de princípios éticos, o "jogar limpo", foram
transmitidos, a princípio, no início das aulas e nas explicações
das atividades. Mas, o decorrer das aulas mostrou que eles também
devem ser enfatizados em momentos oportunos das aulas. Quando alguma
situação ocorria, como uma falta desleal, o jogo era brevemente
paralisado para que comentários fossem realizados, tanto do
pesquisador quanto dos envolvidos (além dos que quisessem comentar),
e a partir deles fazer com que os alunos refletissem o ocorrido.
Situações positivas foram elogiadas, como, por exemplo, uma criança
assumir que fez uma falta que ninguém viu.
Aproveitar
situações concretas do jogo para discutir valores
Em
casos em que o aluno apresente uma boa atitude, como sinalizar uma
falta que cometeu mesmo o adversário não a reclamando, elogiá-lo é
um bom procedimento pedagógico. Porém, faz-se necessário a criança
entender por que a ação foi correta, mostrando como seria a mesma
atitude fora do ambiente escolar, e não apenas fazê-la repetir o
gesto para agradar o professor ou outro adulto. Trata-se da
codificação das regras (PIAGET apud FERRAZ, 1997).
Rodas
de conversas no início e final das aulas
O
princípio básico de se sentar em círculo é colocar todos em
posições equivalentes. Todos com o mesmo direito de falar (se
expressar) e o dever de respeitar o direito do próximo. Este
posicionamento é bom para exemplificar relações em sociedade,
mostrando a importância de se exigirem direitos e cumprir deveres,
respeitando o próximo e o grupo em que está inserido. Conteúdos
integrantes da dimensão atitudinal (DARIDO, 2004).
Conclusões
Assim,
procuramos a cada conteúdo trabalhado, desenvolver o sentido
crítico, criativo,
ético e seus valores
no indivíduo como um ser social, bem como os valores aliados ao
esporte.
As ações
geralmente são baseadas numa combinação de
atividade nas quais dentro do
conteúdo esportivo
aplicamos a contextualização social e sua importância na aplicação
deste
conteúdo.
Agradecimentos:
A todos que acreditam em uma iniciativa por mais simples que seja! e não perdem a esperança de um mundo melhor!
Em especial aos pais e responsáveis dos alunos da escola Francisco Antonio.
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