quinta-feira, 29 de março de 2012

Participações No Projeto Horta na Escola

Os alunos do 3º ano participaram das tarefas e cuidados da Horta na Escola








 

ATIVIDADES DE OUTONO


Atividade realizada com as crianças dos blocos I II e III do colégio Francisco Antonio utilizando folhas de árvores cola e papel.




O Outono é uma estação caracterizada pelas noites mais longas que os dias. Outros fenômenos marcantes desse período são as mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar, a mudança na coloração das folhas das árvores (elas começam a “amarelar”), etc.
Durante essa estação ocorre a maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos. As folhas, com poucos nutrientes, além dos frutos bastante maduros, caem no chão. O outono é a estação de transição do verão para o inverno.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

terça-feira, 27 de março de 2012

PROJETO DANÇANDO & EDUCANDO


 A dança possibilita ao aluno a sensibilização e percepção corporal, incentiva a criatividade e melhora a auto-estima.

Sabendo que a dança engloba conceitos, procedimentos e atitudes e precisa ser abordada em toda a sua dimensão possibilitando aos alunos: adquirir habilidades e preparo corporal básicos para a criação e interpretação em dança; desenvolver a percepção cinestésica, espacial e temporal; desenvolver a consciência corporal, enfatizando o reconhecimento do seu corpo, o esquema e a imagem corporal; adquirir conhecimentos teórico-práticos sobre os elementos da dança; articular as experiências pessoais dos alunos com as informações de outras produções em dança (locais, nacionais e internacionais) nos aspectos da criação, interpretação e apreciação em dança; compreender as relações que são estabelecidas entre corpo, dança, cultura e sociedade, e construir uma relação pautada no respeito mútuo, diálogo, solidariedade, responsabilidade, dignidade e justiça, valorizando as diversas escolhas e possibilidades individuais e grupais de criar/interpretar em dança. 


 Essa perspectiva permite que as alunas tenham oportunidade de com/na dança falar de seus desejos, experiências, preocupações e satisfações sobre o mundo que vivenciam, o que poderá resultar em instigantes temas geradores para um processo de pesquisa/criação/composição em dança. Ao mesmo tempo, as alunas podem perceber as relações que estabelecem com o seu corpo e com o da colega, refletir sobre a idealização de corpos presente na dança e na cultura, perceber as diferenças entre trabalhar o movimento sozinho e com o outro, criar em grupo compartilhando idéias e opiniões, ampliar seus conhecimentos e estabelecer outras relações espaço-temporais   Considerar que a dança também forma distintas concepções de corpos dançantes, pois com o movimento se estabelecem diferentes relações de espaço e tempo, possibilita perceber que se constroem diferentes "discursos" sobre o corpo, seja em relação aos aspectos técnicos (habilidade física, performance), sociais (representações de gênero, raça, etnia ou sexualidade) ou culturais (identidades, expressão, valor estético etc.), dentre outros (MARQUES, 2003). 




Desta forma, para que não sejam apenas reprodutores de uma cultura corporal (com seus aspectos positivos e negativos), torna-se importante que as alunas compreendam que existem diferentes visões de mundo e diferentes formas de perceber, vivenciar e significar o corpo na dança, na sua cultura e na de outros povos. Isso contribuirá para que a diferença de corpo, de idéias e de valores seja respeitada e valorizada, contribuindo assim para que a escola seja um local de transformação e emancipação social (SOARES, et. Al, 1999). Nesse contexto, possibilita-se através do projeto Dança, que os alunos sejam cidadãos partícipes e construtores de seu próprio tempo.




video Dançando & Educando

quarta-feira, 21 de março de 2012

21 de Março Dia da Infância


Pais que cuidam da saúde podem influenciar as crianças a fazer o mesmo

  
POR CAROLINA GONÇALVES

A fascinação das crianças pela novidade e por aprender alguma coisa diferente todos os dias deixa os adultos de cabelo em pé - muitas vezes, eles não sabem como responder uma pergunta ou se pegam arrependidos por terem agido mal, e servido de exemplo, em situações específicas. 

"A influência dos pais sobre o comportamento dos filhos é bem marcante até os doze anos de idade. Conforme a adolescência se aproxima, há uma tendência de contrariar os pais", afirma o psicólogo Felipe Pena, da Universidade Federal Fluminense. O período é suficiente para deixar marcas positivas na formação da criança, portanto aproveite o Dia Mundial da Infância (21 de março) para cortar os maus hábitos e incentivar seus filhos a terem uma vida mais saudável o quanto antes:   



Falar palavrão
Xingar é um fenômeno comum na fala de muitos adultos diariamente, e esse hábito está sendo passado para as crianças. Uma pesquisa feita pela Massachusetts College of Liberal Arts afirma que, a partir dos três anos de idade, seu filho já é capaz de repetir o que ouve - incluindo as palavras que você usa para extravasar a raiva. 

Pais que proíbem o uso de palavrão, mas quebram as próprias regras, acabam incentivando os filhos a usarem essa linguagem. De acordo com pesquisadores, quando adulto não consegue seguir as normas que ele mesmo impõe, acaba enviando uma mensagem confusa aos filhos, que adotam o comportamento dos pais como correto. 

O psicólogo Felipe Pena, da Universidade Federal Fluminense, ainda lembra que a influência do meio também interfere no comportamento infantil. "Por isso, é importante monitorar os programas a que seu filho assiste e o comportamento dos coleguinhas. Se a criança escorregar na linguagem, avise na mesma hora que esse tipo de palavra deve ser evitado", diz. 

Eles são influenciados por bons e maus hábitos: corte algumas atitudes que podem ser influências negativas

fonte:  MSN corpo e saúde

link:http://msn.minhavida.com.br/conteudo/14898-corte-sete-maus-habitos-e-de-o-exemplo-aos-seus-filhos.htm

terça-feira, 20 de março de 2012

PROJETO HORTA NA ESCOLA

A Horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas


A matemática pode ser um exemplo com o estudo das diferentes formas dos alimentos cultivados, além disso, o estudo do crescimento e desenvolvimento dos vegetais pode ser associado com o próprio desenvolvimento.


Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis.
Ainda em relação a cultura alimentar, destaca-se que no Brasil, cada região apresenta uma cultura com características diferentes e isso está diretamente relacionado com seus hábitos alimentares.

Assim, a horta também assume um papel importante no resgate da cultura alimentar de cada região.



INÍCIO DO PROJETO HORTA NA ESCOLA

Alunos e Professores da ESCOLA FRANCISCO ANTONIO



Há várias atividades que podem ser utilizadas na escola com o auxílio  de uma horta
onde o professor relaciona diferentes conteúdos e coloca em prática a interdisciplinaridade com os seus alunos.






Objetivo: cuidar constantemente dos canteiros. Capacidades desenvolvidas: comprometimento, cuidado, responsabilidade, colaboração, lazer, companheirismo, paciência, constância.




1° encontro - A terra é um ser vivo
Objetivo: primeiro contato com a horta, ferramenta para sensibilizar a criança sobre a importância da alimentação saudável e perceber os tempos da natureza, lentos e cuidadosos.



 A reutilização de garrafas pet na construção da horta